terça-feira, 7 de junho de 2011

" CELULITE "


Conceito:
Celulite é uma condição que afeta o tecido subcutâneo, em especial o tecido gorduroso. A celulite geralmente apresenta-se na forma de irregularidades na superfície da pele devido a alterações nas camadas de gordura subcutânea. Sua aparência é de covinhas ou rugosidade tipo casca de laranja.
Apesar de ser uma doença de pouca implicação clínica, traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos quando são usados trajes curtos ou de banho.
Existe outra condição médica também denominada celulite infecciosa, resultado de infecção do tecido subcutâneo.


Causas da celulite
"A celulite é causada por uma combinação de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo e pelo acúmulo de gordura."

O corpo é revestido pela pele, seguida do tecido conjuntivo e depois da gordura. Existem pequenas fibras que ligam a pele passando pela gordura até os músculos para garantir a firmeza da pele. Com o acúmulo de gordura a pele é pressionada para cima, enquanto as fibras mantêm algumas regiões presas, formando as covinhas e as irregularidades da celulite.
A celulite está relacionada a fatores como:
  • Sexo feminino. Devido ao padrão feminino de acúmulo de gordura nos quadris, nádegas e coxas.
                                                         (BEONCE)


  • Excesso de peso. O acúmulo de gordura é crítico para o surgimento de celulite.

  • Envelhecimento. Com avançar da idade a pele torna-se menos elástica favorecendo o aparecimento de celulite. (Sharon Stone na foto abaixo).

  • Sedentarismo. Um estilo de vida inativo favorece o acúmulo de gorduras e outros fatores relacionados a piora do metabolismo.

  • Estresse. O estresse pode ser componente no processo de desenvolvimento de celulite por ter conseqüências no metabolismo.

  • Anticoncepcionais hormonais. Medicamentos a base de hormônios femininos pode favorecer o acúmulo de gordura e aparecimento de celulite.
                   

SINTOMAS DA CELULITE:
A celulite varia em intensidade, podendo apresentar diversos graus ou estágios. Segundo a escala Nurnberger – Muller existem 04 estágio:
  • Estágio 0: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, mas não surgem depressões ou covinhas.


  • Estágio 1: Não existem irregularidades na superfície da pele quando pessoa está de pé ou deitada. No entanto, quando se pinça a região afetada com os dedos das mãos, surgem rugosidades na pele, depressões e covinhas.
           

              
       
  • Estágio 2: A pele apresenta rugosidades, depressões e covas espontaneamente quando a pessoa está de pé, mas não quando está deitada.


  • Estágio 3: As rugosidades e covinhas estão aparentes mesmo quando a pessoa está deitada. Casos mais avançados apresentam nódulos, endurecimento da pele, que assume aspecto lustroso.




CONSEQUÊNCIAS DA CELULITE:
As principais conseqüências da celulite são estéticas com comprometimento do auto-estima e do convívio social, principalmente em graus avançados.

                                                      (Jenifer Lopes)


TRATAMENTOS :
  • Perda de peso. Perder peso por meio de uma dieta saudável e atividades físicas é o tratamento mais efetivo contra a celulite. Reduzir alguns quilos e tonificar os músculos das regiões afetadas pode melhorar a aparência da pele e reduzir a celulite.

  • Tratamentos com Aparelhos de Eletroterapia como Corrente Russa, Drenagem Linfática mecânica, Eletroforese de grande Superfície e Ultra-Som.

  • Tratamento com Termoterapia- Mantas com Infra-Vermelho,calor infiltrado (Termoslim).

  • Massagens, drenagem linfática e endermologia. Alguns tratamentos para celulite são baseados no conceito de que massagens melhorariam o fluxo sanguíneo, removeriam toxinas e reduziriam o acúmulo de líquidos em áreas de celulite.
.
  • Lipoaspiração. Neste procedimento a gordura é sugada através de cânulas pelo cirurgião para modelar o corpo. No entanto, a lipoaspiração não provou-se efetiva contra a celulite, podendo até mesmo piorá-la.
  • Cremes. Uma variedade de cremes são propagandeados no tratamento da celulite, mas nenhum estudo ou pesquisa científica mostrou que algum deles oferecesse melhoria da celulite.

 Como a Alimentação Pode Ajudar
Saúde & Qualidade de Vida - Estética


·         A famosa celulite é, cientificamente, chamada de lipodistrofia ginóide. Muitos profissionais acreditam que sua causa esteja relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobres em frutas, legumes e verduras. Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada (WEISS, 1996).

·         A classificação desta lipodistrofia ocorre de acordo com os seus estágios. O grau I é a fase oculta ou de predisposição e pode ser reversível. No grau II, a celulite começa a ser visível, porém, também pode ser reversível. Já no grau III, observa-se a etapa um pouco mais avançada, porém ainda passível de tratamento e pode ser reversível. A fase irreversível da doença acontece no grau IV, quando já não há mais resposta para o tratamento devido à presença do líquido rico em proteínas e lipídeos nos membros inferiores, causando um desconforto visual e até dores (SILVA, 2007).

·         Esta patologia geralmente acontece nas mulheres devido ao hormônio estrogênio que faz com que elas acumulem mais gordura do que os homens na região do quadril e coxas. A celulite causa grande desconforto estético e angústia; à medida que a pele envelhece, a superfície torna-se mais fina e menos elástica tornando a celulite mais evidente, por isso, é recomendado evitar a exposição excessiva ao sol a fim de manter a elasticidade da pele (NETOSILVA, 2007; WEISS, 1996.)


·         10 dicas para prevenir a Celulite:

        Purificar o organismo 
Deve saber que a celulite não é apenas um problema estético, e sim que ela é um indicativo de que nosso organismo não está funcionando muito bem. A celulite
é o resultado de uma alteração no processo de regeneração dos tecidos da pele causada pelo excesso de radicais livres no organismo provenientes, muitas vezes, da má alimentação e do excesso de toxinas que recebemos no cotidiano. Uma forma importante para combater essas deficiências na alimentação é fazer a purificação
do organismo tomando sucos naturais de vegetais, como aipo e espinafre, antes
 de cada refeição. Evite frutas e verduras que no estão na estação, esses
 alimentos possuem maior quantidade de toxinas.
·         Nutriente essencial: ferro
A falta do ferro em seu organismo, alem de causar anemia, favorece o surgimento
 de celulites. É de suma importância que alimentos ricos nesse nutriente façam
parte de sua dieta diária.
·         Evite sal em excesso!
Reduzir a ingestão de sal é um passo importantíssimo no combate contra a celulite,
 este mineral favorece a má circulação sanguinea
 e ainda atrapalha na eliminação de toxinas. Reduza também o consumo de sódio
em geral, presente nos produtos embutidos e
pré-cozidos. Como alternativa use temperos naturais para dar
sabor aos alimentos.
·         Chás, um forte aliado:
Plantas medicinais e eficazes para eliminar líquidos e toxinas
como a sálvia, menta, espinho branco e o chá verde são fortes
aliados na luta contra a celulite.
·         Cuidado com o peso: pratique exercícios físicos regularmente!
Evite, porém, consumir alimentos gordurosos, pois a gordura aumenta o tamanho
 das células danificando ainda mais os tecidos já afetados
A celulite não é um problema exclusivo de mulheres magras ou acima do peso. Evite alimentos gordurosos pois a gordura influi na estrutura celular danificando ainda mais
 os tecidos afetados pela celulite. Cuidado com as dietas, mesmo com objetivos
 distintos, as dietas de engorda ou de emagrecer podem acelerar o surgimento
 de celulites.
·         Tome bastante água!!!
O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para o combate
 contra a celulite, seu consumo ajuda a limpar o organizmo e o mantém hidratado.
 A hidratação ajuda na digestão de alimentos e circulação e muitas outras coisas.
·         Natural é sempre melhor!
Frutas cítricas, verduras verde escuras e oleaginosas, são fontes de vitamina A, C
 e E e combatem os radicais livres. Prefira sempre alimentos cozidos ao vapor,
integrais e crus, os alimentos fritos, com conservantes ou refinados aumentam o acumolo de toxinas e ajudam na formação de celulites.
·         Ajude seu Intestino
Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas e verduras, facilitam a movimentação no intestino ajudando a limpar o organismo.
·         Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de
 água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua
distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência
no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico.
Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

·         Atente para o modo de preparo dos alimentos
A forma com que cozinhamos nossa comida também pode ajudar. Para carnes e peixes utilize a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. Carnes magras possuem proteínas que ajudam na formação de músculos. Sempre que possível coma verguras cruas e evite fritar os ovos.
·         Atente para o modo de preparo dos alimentos
A forma com que cozinhamos nossa comida também pode ajudar. Para carnes e
 peixes utilize a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. Carnes magras possuem
 proteínas que ajudam na formação de músculos. Sempre que possível coma
 verguras cruas e evite fritar os ovos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

" DÚVIDAS- GORDURA x CELULITE"


DEFINIÇÃO:
CELULITE – Processo não inflamatório que afeta principalmente o tecido conjuntivo, é caracterizado como Fibro-edema gelóide subcutâneo (Dr Bassas Grau).


OBESIDADE – A Gordura corporal é constituída por uma rede de milhares de células (adipócitos). Normalmente, a gordura corporal representa:
a)  12% do peso do corpo de um homem.
b)  20% do peso do corpo de uma mulher
Quando os adipócitos estocam lipídeos demais (em sua maioria triglicerídeos), aumentam de volume e o corpo ganha formas arrendodadas.


LOCALIZAÇÃO:
CELULITE – A  celulite possui uma distribuição ginóde (região abaixo do umbigo, nádegas, coxas, face interna dos joelhos, face posterior dos braços).

OBESIDADE – O excesso de gordura pode ser localizado ou generalizado.



 
ASPECTO DA PELE:

CELULITE – A Pele tem o aspecto de casca de laranja
OBEDSIDADE – A pele é lisa

SENSAÇÃO:
CELULITE – Quando se palpa a região onde a celulite está instalada, este movimento pode provocar dor em função da compressão das terminações nervosas.
OBESIDADE – A região é indolor

CAUSAS DO APARECIMENTO:
CELULITE – A Principal causa é um excesso de hormônios femininos: as foliculinas. Outras causas:
a)  Compressão circulatória,
b)  Retenção hídrica e Alterações hormonais,
c)   Rigidez do tecido conjuntivo.
d)  Alimentação inadequada,
e)  Hereditariedade e má circulação sanguínea,
f)    Estresse e
g)  Vida sedentária.

OBESIDADE –
a)  Uma alimentação rica em lipídeos,
b)  Uma inatividade da lípase ( enzima que permite a hidrólise dos triglicerídeos em glicerol e ácidos graxos),
            
MOMENTO DO APARECIMENTO:
CELULITE – Nas mudanças hormonais:
a)  Puberdade,
b)  Durante o uso de um contraceptivo oral,
c)   Gravidez e Pré-menopausa.
OBESIDADE – O excesso de gordura pode manifestar-se em qualquer fase da vida.

DESCRIÇÃO DA CELULITE:
a)  Aumento do volume dos adipósitos,
b)  Os muco-polisacarídeos sanguíneos penetram na SubstânciaFundamental,
c)   A polimerização muco-água provoca uma retenção hídrica,
d)  As fibras conjuntivas, colágenas e elásticas  tornam-se rígidas e fazem com que os adipócitos se separem,
e)  Se formam os nódulos celulíticos,
f)    Se acumulam os dejetos metabólicos e gordurosos,
g)  Compressão das terminações nervosas,
h)  Circulação sanguínea e linfática deficiente.
i)    Acidente de percurso- Cinco pastéis, nove coxinhas, 20 litros de refrigerante, uma pizza e um bolo de padaria. Tudo isso mais uma genética ingrata, hormônios descontrolados e é batata! As reentrâncias que caracterizam a celulite são causadas, principalmente, pelo excesso de gordura no tecido.




1. O estrógeno favorece a retenção de líquido no espaço entre os adipócitos e dá o comando para que essas células produzam e armazenem mais gordura.

2. As células de gordura incham e comprimem os vasos sanguíneos, dificultando a entrada de oxigênio e nutrientes nas células e a liberação de toxinas.

3. Isso provoca uma reação inflamatória no organismo. O corpo recruta fibras de colágeno, que se endurecem, formando travas que encarceram a gordura.
Esse processo deixa uma cicatriz: o furinho aparente.

   
DESCRIÇÃO DO TECIDO ADIPOSO (GORDURA)

TECIDO ADIPOSO UNILOCULAR:
O tecido adiposo do tipo unilocular recebe esse nome pelo fato de suas células apresentarem uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta.[2]
Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios. Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Sintetiza moléculas como leptina e adiponectina. Leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos).

TECIDO ADIPOSO MULTILOCULAR:
Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular. Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos. Tem como principal função gerar calor.



RESUMO:

CELULITE:

a) Afeta o conjunto dos elementos do tecido adiposo,
b) Localização ginóide (feminina),
c) Aspecto casca de laranja,
d) Tecido conjuntivo rígido,
e) Sistema circulatório comprimido,]
f) Retenção Hídrica,
g) Ligeira sobrecarga de gordura.

OBESIDADE:

a) Afeta apenas os adipócitos,
b) Localizada ou Generalizada,
c) Pele lisa,
d) Tecido conjuntivo mole,
e) Sistema circulatório normal,
f) Tamanho aumentado dos adipócitos (vacúolo gorduroso ocupa a maior parte do adipócito).

A celulite e a gordura formam-se no nível do tecido adiposo.
A gordura diz respeito apenas aos adipócitos; já a celulite afeta o conjunto dos elementos constituintes do tecido celular subcutâneo (vasos, nervos, fibras, células, adipócitos, substância fundamental). Isso explica porque a gordura desaparece com um regime, enquanto a celulite se mantém rebelde às dietas e dificilmente desparece espontaneamente.